Passar para o Conteúdo Principal Top

Feira do Cavalo

Cavalo_3

Apresentação do programa 'Ponte de Lima ConVida 2012'

Ptl convida2 1 1024 800
2012/04/11

O Município de Ponte de Lima e a Associação Concelhia das Feiras Novas apresentaram a 10 de abril, um conjunto de eventos de carácter cultural, musical e desportivo, integrados no projeto "Ponte de Lima ConVida".

O e a apresentaram a 10 de abril, um conjunto de eventos de carácter cultural, musical e desportivo, integrados no projeto "".

Esta iniciativa conta com o apoio da Unicer enquanto Patrocinador Oficial:
"As festas de Ponte de Lima são muito importantes pelo impacto turístico e económico na região. É um grande orgulho para a nossa marca Super Bock voltar a marcar presença num conjunto de atividades que atraem, todos os anos, milhares de pessoas à vila de Ponte de Lima. A relação da Unicer com as Festas concelhias de Ponte de Lima tem mais de 15 anos. A parceria estabelecida com a Associação Concelhia das Feiras Novas associa várias marcas da empresa às atividades anuais do Município, nomeadamente às festividades decorrentes do "Ponte de Lima ConVida". Para além da Super Bock, cerveja oficial, destaque ainda para a presença das marcas Água das Pedras e Vitalis nas várias iniciativas culturais, desportivas e musicais."

 

"Ponte de Lima ConVida" visa promover de uma forma conjunta os eventos âncora do Município, designadamente:

 

| 18 a 20 de maio
Sendo já uma forte referência no panorama nacional e internacional, Ponte de Lima recebe este evento equestre de características únicas.

 

| 25 maio a 31 de outubro
Com periodicidade anual, este evento consiste na exposição ao público de Maio a Outubro de 12 jardins efémeros. Considerado como um dos melhores do género a nível europeu, atrai anualmente dezenas de milhar de visitantes a Ponte de Lima, tendo como missão conciliar a arte ao espaço urbano, ao espaço rural e ao património e sensibilizar para o valor criativo, ambiental e paisagístico dos espaços verdes em contexto urbano.

 

| 06 de junho
A Vaca das Cordas é uma secular tradição, considerada como um dos maiores atrativos de Ponte de Lima. Esta festa popular invade o centro histórico de milhares de forasteiros atrás de uma vaca, guiada por cordas, onde a tradição, anterior a 1646, obriga a dar três voltas à Matriz, sendo posteriormente encaminhada para o Largo de Camões e Areal junto ao Rio.

 

| 15 a 17 de junho
Numa organização conjunta entre o Município, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, este evento é considerado como um marco incontestável para a economia local e regional.

 

| 21 a 24 de junho
Considerada como um dos acontecimentos equestres de referência pelo nível de qualidade, do rigor das provas e dos concursos que apresenta. Há cinco anos nasceu o sonho, passados seis anos vive-se uma realidade marcante no panorama equestre nacional e internacional.
A Feira do Cavalo de Ponte de Lima apresenta na edição 2012 a Taça de Portugal de Ensino, Campeonato da Europa de Equitação de Trabalho de Juniores e o Curso Internacional de Juízes de Equitação de Trabalho.

 

| 04 a 22 de julho
Dinamizar espetáculos motivadores, concertos únicos, com diversos estilos musicais, desde a percursão, piano, orquestra, ópera e guitarra clássica, contribuindo desta forma para a dinamização cultural da região, é o objetivo do Festival Percursos da Música, promovido em parceria entre o Município de Ponte de Lima e a Academia de Música de Ponte de Lima. A grande aposta no ensino da música revela-se também na organização deste evento, expressnado o conjunto de ofertas educativas que estão ao dispor da nossa juventude.

 

| 20 a 22 de julho
A Feira de Caça, Pesca e Lazer de Ponte de Lima é um motor de divulgação das alternativas à tradicional oferta turística. O evento visa divulgar todos os ramos, serviços e atividades ligadas ao sector da caça, da pesca e lazer, colmatando uma lacuna importante, numa região cheia de tradições e potencial turístico. O Programa deste ano contempla um vasto conjunto de atividades nomeadamente, o II Concurso Canino de Ponte de Lima, a Final do Campeonato Nacional de St. Huberto. O sector do campismo e caravanismo ganha, protagonismo neste certame, com iniciativas como o I Encontro Internacional de Caravanismo de Ponte de Lima, e uma ampla área de exposição dedicada a este sector.

 

| 27 de julho a 5 de agosto
A Feira do Livro de Ponte de Lima é um evento que se realiza há vários anos e tem vindo a alargar a sua abrangência incluindo cada vez mais no seu cartaz um leque de apresentações artísticas que complementam o programa cultural, como workshops, concertos, apresentações de livros, etc. Este evento revela o extraordinário trabalho desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, em prol da cultura deste território.

 

| 2 de agosto
Espetáculo de ritmo, cor e alegria, genuína amostra da cultura, costumes e tradições de outros povos.
Uma extraordinária viagem por vários continentes, que enche o Largo de Camões de cor, alegria, arte e entusiasmo.

 

| 10 e 11 de agosto
O Festival Expolima pretende assumir-se como uma alternativa cultural aos grandes eventos musicais da atualidade, sendo um local estratégico de passagem das tournées de grandes artistas. Dois grandes concertos vão dar brilho a um Festival diferente, familiar, convidativo, expoente do gosto pela música e pelas canções.

 

| 10 a 12 de agosto
Evento promovido em parceria com os Grupos de Folclore do concelho de Ponte de Lima, apresenta-se como uma iniciativa original, onde se podem provar uma diversificada variedade de pratos e iguarias tradicionais, acompanhadas pelo som sempre inebriante da concertina e das voltas do vira minhoto.

 

| 07 a 10 de setembro
Desde 1826 a pôr a festa na rua. As Feiras Novas são já uma marca, uma referência nacional, atraindo milhares de estúrdios e visitantes oriundos dos mais diversos lugares. É o povo com a sua alegria e espontaneidade, a sua forma de fazer e estar na festa, as rusgas e os cantares ao desafio, o folclore em qualquer canto da vila que transforma as Feiras Novas num momento único e na romaria que é considerada o "maior congresso ao vivo da cultura popular em Portugal". A festa de todos e para todos, de todas a gerações.