Passar para o Conteúdo Principal Top

Feira do Cavalo

Cavalo_3

Ponte de Lima promoveu a VIII Feira do Cavalo de Ponte de Lima

2014/06/30

A tradição equestre tem raízes bem vincadas na região do Minho e continua a atrair cada vez mais adeptos, como confirmou a 8ª Feira do Cavalo de Ponte de Lima, que registou uma forte adesão do público com cerca de 150 mil visitantes ao longo dos...

A tradição equestre tem raízes bem vincadas na região do Minho e continua a atrair cada vez mais adeptos, como confirmou a de Ponte de Lima, que registou uma forte adesão do público com cerca de 150 mil visitantes ao longo dos quatro dias da feira, consolidando este evento que fixa e reavive uma nobre tradição que desde sempre pertenceu às raízes da terra.

A organização do evento é da Câmara Municipal / ACFN – Associação Concelhia das Feiras Novas em colaboração com a Associação Empresarial de Ponte de Lima, Centro Equestre de Ponte de Lima e Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

A Feira, participada por Criadores de Cavalos com a presença das melhores Coudelarias nacionais e estrangeiras, contou com delegações da Bélgica, Alemanha, Holanda, Inglaterra, França, Brasil, México e Angola. De referir que Angola aderiu recentemente à criação e promoção do cavalo lusitano como marca nacional de excelência.

As provas equestres são a componente principal da Feira já que são constituídas por várias modalidades de competição apreciadas pelos admiradores da arte.

Neste contexto a Feira saldou-se por um retumbante sucesso com a presença dos melhores cavaleiros nacionais em diversas modalidades, com referência para a jornada da Taça de Portugal em Horseball. No primeiro dia as Olimpíadas de Equitação Adaptada contaram com a participação de mais de 100 atletas.

Na Final da Taça de Portugal em Dressage, classificou–se em 1.º lugar Luís Sampaio, em 2º Mário Jorge Machado e 3.º lugar Luís Nobre. No Campeonato de Portugal de Dressage, levou a medalha de ouro, Maria Moura Caetano, apurando-se em 2.º lugar Filipe Canelas Pinto e em 3.º Daniel Pinto. As Coudelarias presentes desfilaram no sábado à noite, completando um espetáculo sempre muito apreciado, destacando-se a Coudelaria Santa Margarida como a Melhor Coudelaria e sagrando-se o Campeão dos Campeões o Guelo da Coudelaria Vila Viçosa.

Destaque ainda para a candidatura da Raça Garrana a património nacional, que mais uma vez teve um impulso nesta edição da Feira do Cavalo, cabendo ao Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, relembrar e solicitar a ajuda do poder central, dirigindo este pedido aos Secretários de Estado da Alimentação e Investigação Alimentar e da Cultura, que visitaram a Feira no sábado, durante a tarde. A raça Garrana, tem na região a maior expressão da sua distribuição geográfica e conta com um número crescente de amantes e criadores.

De realçar a presença de diversos ramos de atividade na Feira provando assim que a Feira consegue chegar a vários tipos de público e que quem vai ver as provas acaba sempre por visitar os expositores.

Na área dos expositores estiveram presentes mostras das raças autóctones com animais diversos e exemplares únicos pela sua elegância, porte e soberania sendo uma das mais visitadas e apreciadas. O Artesanato ocupa cada vez mais um lugar de destaque no Município pela sua importância económica crescente e preservação da tradição; os artesãos promoveram e rentabilizaram produtos genuínos e de excelente qualidade que, cada ano que passa, fazem as delícias de todos os visitantes. Em consequência da dinamização da feira, também o número de expositores tem aumentado em cada edição, devendo-se muito ao facto de diversas entidades desejarem ver o seu nome associado a este evento e de quererem marcar presença na dividindo o espaço com as provas equestres.